Saturday, December 23, 2006

Cliente do Itaú é morto por segurança dentro de agência


Foto: Agencia Globo
................

Rio - O que era para ser uma simples ida ao banco terminou em tragédia para o microempresário Jonas Eduardo Santos de Souza, 34 anos, no início da tarde. Ele foi morto com um tiro no peito disparado por Natalício de Souza Marins, segurança do Itaú da Rua Nilo Peçanha, no Centro, do qual a vítima era cliente há pelo menos 10 anos. O vigilante atirou em Jonas durante discussão que começou porque o microempresário ficou preso na porta giratória. Natalício foi levado à 5ª DP (Lapa), onde depôs e foi liberado. Ele responderá por homicídio doloso, mas aguardará o julgamento em liberdade.

Segundo o depoimento do vigia e de três funcionários do banco, entre eles o gerente, Jonas teria se irritado quando a porta giratória travou. Ele retirou os objetos metálicos dos bolsos, mas teria recusado-se a tirar o cinto. O segurança só liberou sua entrada depois que o gerente pediu a Jonas que mostrasse o cartão do Itaú comprovando que era correntista. Ao entrar, Jonas teria ido em direção ao vigilante, xingando. Depois de levar um chute e um soco, Natalício deu um tiro no peito de Jonas, que morreu na hora.

OUTRA VERSÃO

A versão dada ao delegado pelos funcionários do banco não foi a mesma relatada por testemunhas. Quem estava na fila para entrar na agência não confirmou a ocorrência de luta corporal. Segundo o empresário Alexandre Knoclsh, que esperava logo atrás da vítima, Jonas deixou tudo o que tinha na porta giratória. “Quando ele entrou, os dois discutiram, um apontou o dedo para a cara do outro, o segurança se exaltou e atirou.”

A promotora de vendas Rosa Maria de Souza também disse não ter visto briga. Cliente da agência, afirmou que Natalício era agressivo. “Ele exigia que as pessoas tirassem tudo da bolsa. Isso revoltava a todos.”

O crime revoltou quem estava no local. A liberação de Natalício deixou a família da vítima indignada. “Esse é o País que nós vivemos. Enquanto mãe rouba pote de manteiga e é condenada, o assassino de trabalhador não fica preso um dia”, disse o mecânico Jezué Santos de Souza, 41, irmão de Jonas.


O Dia Online, 23.12.2006
http://odia.terra.com.br/rio/htm/geral_73575.asp

======================================

Na verdade, verdade, morreu por ser Negro. Nao tenham
dúvidas disso. Está havendo um genocídio de jovens negros
no Brasil, esse crime faz parte dessa operacao!!!! - Ras Adauto
________________________________________
Enquanto um cliente leva tiro....

Felipe Sáles

O jornaleiro Jonas Eduardo Santos de Souza, de 34 anos, foi morto com um tiro no peito pelo segurança do banco Itaú, Natalício de Souza Marins, depois da vítima reclamar por ter ficado preso na porta da agência, na Avenida Rio Branco, no Centro. Amigos e parentes de Jonas acusam o segurança de racismo. Natalício foi solto no mesmo dia porque, segundo a polícia, ele teria se entregado, chamado o socorro e esperado a chegada dos policiais.

Jonas foi barrado na porta giratória por cinco vezes até conseguir entrar na agência. Segundo testemunhas que estavam atrás dele no momento do crime, Jonas foi obrigado a tirar todos os objetos do bolso e se irritou quando o segurança pediu para que tirasse também o cinto. O gerente interferiu e autorizou a entrada do cliente, que então foi tirar satisfações com o segurança. Os dois teriam brigado e, segundo o gerente - única testemunha ouvida ontem pela polícia - Jonas teria agredido o segurança com um soco e um chute. Segundo Jezué Santos de Souza, irmão da vítima, o crime aconteceu por rixa antiga entre os dois.

- Todos conheciam Jonas e o segurança, que era famoso por sua truculência. Apesar de negro, ele era também racista - acusa.

Natalício, que saiu da agência sem estar algemado, foi indiciado por homicídio doloso e prestou depoimento durante toda a tarde na delegacia. Na semana que vem, a polícia vai pedir as fitas no banco, consideradas cruciais para a resolução do caso. Para o delegado adjunto, Mário Arruda, o crime não foi considerado flagrante porque Natalício aguardou a chegada do socorro e da polícia.

- Não pode ser considerado apresentação espontânea porque ele saiu com os policiais. É uma situação absurda - reclama a advogada da família da vítima, Maísa Evangelista.

O corpo de Jonas demorou pelo menos seis horas para ser retirado da agência. Ele trabalhava pagando contas para terceiros e e freqüentava aquela agência há cerca de 10 anos.

Na 5ª DP (Mem de Sá), onde o caso foi registrado, diversos advogados do banco e da Protege - empresa de segurança terceirizada pelo banco - acompanhavam o depoimento. Representantes da Secretaria Estadual de Justiça e Defesa do Consumidor também estiveram presente. Segundo Nayt Júnior, coordenador executivo da Secretaria Adjunta de Políticas Públicas Contra a Discriminação Racial, o banco Itaú já responde por três ações de racismo.

- Segundo as reclamações da Secretaria de Defesa do Consumidor, 62% dos casos de pessoas presas na porta de banco são negras. Mas é a primeira vez que vejo um caso desses terminar em morto - diz.

Em nota, o banco Itaú lamentou o incidente considerando a situação como "completamente imprevisível", e se dispondo a prestar assistência às famílias dos envolvidos e às autoridades.

JB Online, 23.12.2006

27 comments:

José mané said...

O segurança ta totalmente errado poderia haver discussões, mais a culpa leva por parte da gerência que deveria intervir de imediato no caso para nao chegar a este ponto. o Banco conta com diversos gerentes o que poderia ser evitado esta morte. Com a palavra final o juiz que for acompanhar o cado

esquerdista casca grossa said...

é a era bolsonaro empoderando racistas e fascistas.

Unknown said...

Ow doente isso é de 2006

Maria said...

E um absurdo no último dia 31 de janeiro estive em uma das agências em Duque de Caxias e não foi muito diferente, do segurança ao caixa fui mal atendida quase um velha que estava na cabine alta me agrediu, dei uns grito nela e ainda escutei do segurança piada da seguinte forma: "Depois leva uns tiros" não dei muita importância porque estava com pressa mais vou ligar no disque ética do banco e realiza a denuncia todos devem ser punidos o vigilante o gerente e principalmente o banco! Por mim o Itaú já poderia fechar as portas!

Unknown said...

A revolta já está incutida no DNA do negro! Mas a gerência deveria sim ter intervido.

Unknown said...

A máquina de sugar sangue negro só parará se for quebrada na base da violência,organizada. Enquanto não detruirmos isso seremos só a carne moída deles.

Renato Lopes said...

Esse segurança específico é assassino interviu em discussão de colega e teria que saber o que é passível de usar arma letal ou hora de fazer uso da mesma caso precisasse ..mas atirar a queima roupa ..queria matar mesmo.

Unknown said...

Lembremos da moça que a dias atrás foi tratada com racismo e agora o assassinato desse jovem também no ITaú.
Será política do banco?

Toca do Reis's Blog said...
This comment has been removed by the author.
Toca do Reis's Blog said...
This comment has been removed by the author.
Unknow said...
This comment has been removed by the author.
Unknow said...

Mas é um mongol mesmo,esquerdista é tudo burro e ignorante,nasceram pra odiar o outro...

Unknown said...

Nāo sei quem estar certo ou errado. So acho quer atirar em um homen desarmado na minha opinião é covardia.o Brasil nunca teve justiça mesmo não é hoje que vai mudar.

Anonymous said...

sE TODO AGENTE DE SEGURANÇA QUE PRESTA SERVIÇOS EM MEIO A POPULAÇÃO SE SENTIR AFRONTADO PELAS MALDITAS PORTAS GIRATÓRIAS DESTAS PRAGAS DESTES BANCONS , ATIRAREM PRA MATAR TODOS OS CLIENTES NERVOSOS OU IGNORANTES, ENTÃO AS AGENCIAS BANCÁRIAS PODEM LANÇAR UM NOVO PRODUTO:
aUXILIO FUNERÁRIO COM DESCONTO ESPECIAL PARA QUEM FOR CORRENTISTA DO BANCO.
aLGUEM DEVE ESTAR DE SACANAGEM NÉ ISTO É CONIVENCIA COM A IMPUNIDADE E FALTA DE VERGONHA NA CARA, ESTE VIGILANTE DEVERIA TER PERMANECIDO PRESO, ISTO É UMA AFRONTA AO CIDADÃO DE BEM QUE TEM QUE IR NESTAS MERDAS DE AGENCIAS BANCÁRIAS QUE NÃO AGREGA E NÃO TRAZ BENEFÍCIO NENHUM PRA NINGUEM E AGORA SE ACHAM NO DIREITO DE TIRAR A VIDA DE CIDADÃOS DE BEM, VÃO PARA O INFERNO.

Unknown said...

Já trabalhei de vigilante se o cara não cuidar da autoestima cometi alguma loucura.o profissional está exposto ao ridículo.

Alex said...

Putz é cada comentário aqui o povo tem ou é ignorante por natureza ou é burro....

Unknown said...

Despreparo de seguranças, despreparo absoluto da agência que não percebe o comportamento dos prestadores de serviços (no caso armados).
Para chegar a um nível de despreparo assim, vêm acontecendo problemas comportamentais já há um tempo.
E a agência não interveio em casos mais simples, não seria nesse que o faria.
Não podem reclamar de represálias caso aconteçam.

Mestre Delta said...

E em 2006 não existia Bolsonaro por acaso ? Já não era deputado pelo Rio de Janeiro ? Já não falava bosta em público ? Já não tinha apoiadores e voto ?

Essa merda de alastrou agora, mas não nasceu agora... vem se formando faz tempo.

Saf said...

Como tem gente idiota nós comentários, notícia de 2006 e a culpa é do PR, vão se ferrar esquerdistas dos infernos.

caroline caliman said...

Por isso que gosto do nubank.no nubank isso nunca vai acontecer.no banco inter e no neon também nao.bora fazer portabilidade de salário galera.#nubankmetiroudaportagiratoriadobanco

É minha Opinião said...

Se e comigo eu já tiro tudo e saco minha rola na cara do segurança de merda não quer que tira tudo então. Esses segutnaca de banco e tudo folgado por isso morre quando os cara entra pra roubar bando de fdp

Nalva Costah said...

So quero saber se vao deixar por isso mesmo?justiça aqui no Brasil é mato,onde o bandido é solto e o cidadao é condenado,que Deus conforte a família desse jovem,e que a justiça de Deus seja feita pq a do Homem,nem se voltarmos na pré historia esse pais edificará.

Luci said...

Vai lá otário,organiza uma revolta negra e depiis fala de genocídio,limpeza racial..é a cara da esquerda se fazer de vítima.

Unknown said...

Olha gente não justifica sacar a arma e atirar em alguém desarmado, sinto muito pela família da vítima mas eu trabalho em banco e todos os dias e em muitos momentos temos que contar até dez porque somos insultados e as vezes tentam nos agredir, porta pega tudo que é metal e tem umas fivelas de cintos que trancam, O VIGILANTE NÃO TRAVA A PORTA ELE SÓ DESTRAVA.

Unknown said...

a moça a dias atras era vigarista, 71, estelionataria ou qualquer outro nome que vc queira dar, ela rasgou e queimou a cedula de identidade que apresentou ao bano e foi vista a fraude, so que ficaram com a imagem e depois a policia comprovou que a identidade era irregular, VCS DA ESQUERDA SAO MUITO IDIOTAS, TEM DE FOCAR EM PUNIR ESSE SEGURANÇA DESPREPARADO E PONTO, JA ESTAO ESPEULANDO UM MONTE DE MERDAS NADA A VER, FOQUEM NO CASO E PAREM COM MIMIMI RACIAL BABACA POR FAVOR

Unknown said...

Muito triste isso...Deus console o coração dessa família e faça a justiça nesse caso 😔

Unknown said...

Por que será?