Saturday, August 19, 2006

Estudantes saem às ruas para defender cotas



MANIFESTAÇÃO



Perla Ribeiro

Pneus queimados, faixas e cartazes com reivindicações, tráfego interditado e confusão. Centenas de estudantes ganharam às ruas, ontem à tarde, para pressionar o governo federal a votar de imediato os projetos de leis que estabelecem as cotas raciais e o Estatuto da Igualdade Racial. A manifestação foi planejada durante a II Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora (Ciad), quando instituíram o 18 de agosto como o Dia Nacional em Defesa das Cotas Raciais. O ato estava previsto para se repetir em vários estados.
O grupo se reuniu inicialmente na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba) por volta das 13h e, às 15h, saíram em protesto, seguindo pelo Corredor da Vitória até a Reitoria da Ufba, no Canela. O ponto alto da manifestação foi quando queimaram 12 pneus em frente a Reitoria. A Polícia Militar foi acionada e tentou prender um dos estudantes.
A Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) teve que interromper a via por quase uma hora, gerando um grande congestionamento na região. Segundo o coordenador pedagógico do Atitude Quilombola, que integra o Comitê Organizado na Luta pela Aprovação das Cotas, Valter Altino, a manifestação foi vista de forma bem positiva. “Viemos às ruas lutar pela aprovação das cotas com recorte social e a aprovação do estatuto. Temos que pressionar a sociedade para que o governo Lula não recue da iniciativa de aprovar os projetos de ações afirmativas”, disse.
Segundo os estudantes, o protesto também é uma resposta às elites intelectuais que encabeçaram uma abaixo-assinado contra a política de cotas. Ao todo, foram cerca de 400 estudantes, fazendo apitaço e bradando frases de ordem relativas à instituição das políticas afirmativas. A manifestação contou com a participação de diversos movimentos, dentre eles o Movimento Negro Unificado (MNU), União de Negros Pela Igualdade (Unegro), Coletivo de Entidades Negras (CEN), entre outros. Para o estudante Uilton Campos, a luta não deve parar. Ele informou que outras manifestações voltarão a ser realizadas com o mesmo fim.


Aqui Salvador, Correio da Bahia, 19.08.2006 - www.correiodabahia.com.br

No comments: